Dassler Marques
A solidez defensiva do Corinthians, a longa invencibilidade e um adversário como Ronaldo fazem com que o título paulista fique difícil para o Santos, que precisa de uma vitória por três gols de diferença para deixar o Pacaembu com a taça embaixo do braço. Mas, se os torcedores santistas costumam gritar que "é o time da virada", é por que há esperanças.
» Souto participa de "rachão" e enfrenta Corinthians» Quiz: sabe tudo sobre Corinthians x Santos?» Vote nos melhores do Paulista 2009» Opine: qual a façanha mais incrível?
Nas linhas abaixo, o Terra lista 11 grandes façanhas do Santos. Uma boa parte delas recentes, outras históricas. Veja:
Boca Juniors 1 x 2 Santos - Libertadores 1963
A virada mais importante da história santista foi dentro da mítica Bombonera, na finalíssima que deu o bi continental ao clube. O Santos havia vencido por 3 a 2 no Maracanã, mas saiu perdendo na Argentina, com um gol de Sanfilippo. Pelé assumiu o controle do jogo, deu um gol de presente para Coutinho e finalizou o Boca Juniors com o segundo.
Santos 5 x 2 Fluminense - Brasileiro de 1995
A vitória provavelmente mais marcante do Santos na década de 90 foi contra o Fluminense, no mesmo Pacaembu do próximo domingo. Em um dia extremamente iluminado de Giovanni, os santistas reverteram vantagem que o Flu tinha conquistado no Rio de Janeiro ao vencer por 4 a 1. O camisa 10 chamou a responsabilidade, fez dois gols, e ainda foi auxiliado por Camanducaia, Marcelo Passos e Macedo: 5 a 2.
Santos 4 x 4 Atlético-MG - Brasileiro de 1998
Na segunda melhor campanha do Santos em Brasileiros na década de 90, a caminhada até as semifinais contou com um empate heróico contra o Atlético-MG. Valdir Bigode havia feito três gols e Marques mais um, intercalados por um gol santista de Lúcio. Buscar pontos parecia impossível, mas Aristizábal, aos 30min, Viola, aos 33min, e Claudiomiro, aos 43min, selaram o 4 a 4.
Palmeiras 2 x 3 Santos - Paulista de 2000
Na última semifinal com quatros grandes, o Santos empatou com o Palmeiras na Vila Belmiro e perdia por 2 a 0 para o time de Luiz Felipe Scolari até o intervalo.No segundo tempo, o Morumbi assistiu a uma virada histórica: Eduardo Marques, Anderson Luís e Dodô levaram os santistas para a decisão.
Santos 3 x 1 Corinthians - Brasileiro de 2003
A única vitória de Robinho sobre o Corinthians, de virada, foi no Brasileiro de 2003. Fabrício abriu o placar na Vila Belmiro, mas o camisa 7 empatou chutando com estilo da entrada da área. Pereira e Fabiano, ambos usando a cabeça, completaram o resultado heróico, um dos combustíveis daquela campanha.
Campeonato Brasileiro de 2003 - 10 vitórias de virada
Vice-campeão brasileiro de 2003, o Santos travou uma disputa cabeça a cabeça com o incrível Cruzeiro de Alex e Vanderlei Luxemburgo. Nessa campanha, foram 25 vitórias, mas dez delas com uma característica peculiar: vitórias de virada que comprovaram a disposição e a abnegação da equipe campeã nacional no ano anterior: Atlético-PR, Bahia, Corinthians, Fluminense, Guarani, Internacional, Ponte Preta (2x), Vasco e Vitória.
Santos 2 x 0 São Caetano - Paulista de 2007
Dono de campanha mais que absoluta durante a primeira fase do Paulista, o Santos quase viu tudo se perder quando foi batido por 2 a 0 no primeiro jogo da decisão. Com uma disposição incrível, os santistas devolveram o placar com gols de Adaílton e Morais, levantando a taça no Morumbi.
Santos 3 x 1 Grêmio - Libertadores de 2007
Não foi o resultado que levou os santistas para a decisão, mas o 3 a 1 nas semifinais da Libertadores de 2007 tiveram contornos históricos dentro da Vila Belmiro. O Grêmio havia vencido por 2 a 0 no Estádio Olímpico e ainda abriu o placar com Diego Souza. Renatinho fez dois para os santistas e Zé Roberto ampliou. Graças ao gol sofrido em casa, a vaga na final ficou com os gremistas.
Santos 2 x 1 Cúcuta - Libertadores de 2008
A vaga para o mata-mata da Libertadores só dependia do Santos, que recebeu o Cúcuta no último jogo. Aos 22min, um gol de Henry dificultou a tarefa dos anfitriões, que partiram com tudo para cima no segundo tempo. Wesley passou para Kléber Pereira empatar aos mesmos 22min e só aos 44min veio o gol da classificação: o argentino Mariano Trípodi, na raça e no rebote, consolidou a façanha.
Ponte Preta 2 x 3 Santos - Paulista de 2009
Para se classificar às semifinais, o Santos precisava da vitória contra a Ponte Preta e um resultado favorável no jogo entre Portuguesa e Santo André. Os acontecimentos no Canindé ajudavam, mas a Ponte marcou dois gols no início do segundo tempo, tornando a classificação uma tarefa hercúlea: Kléber Pereira chamou a responsabilidade, fez três e garantiu a vaga.
Santos 2 x 1 Palmeiras - Paulista de 2009
A partida seguinte à classificação no Moisés Lucarelli também teve virada: no contragolpe, Keirrison finalizou duas vezes para vazar Fábio Costa, dando a senha para Neymar assumir o controle do jogo. Kléber Pereira empatou e o jovem, em bonito chute da entrada da área, deu a vantagem para o Santos no placar e na semifinal vencida contra o Palmeiras.
Fonte Terra Esporte
domingo, 3 de maio de 2009
Onze façanhas motivam Santos para milagre na final
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário